sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Caricatura


A Caricatura é uma linguagem do desenho artistico, ou seja uma das formas de representação gráfica. CARICATURA: Origina-se da palavra italiana CARICARE que significa( Carregar, ou sobrecarregar com exagero.) Termo introduzido pelo escultor e arquiteto Giovanni Lorenzo Bernini em1665.

Para entender podemos fazer uma comparação por oposição:

Desenho Realista.......................................Desenho Caricatural Formal............................................................. Informal
Correto
.............................................................Livre

Proporcional...................................................Distorcido
Retrato........................................................... Caricatura


A linguagem Caricatural não é somente privilegio da representação gráfica, notamos seu uso em diversas áreas da comunicação. Ex: Na TV no Pânico,com o Ceara faz a caricatura do Silvio Santos e outros. No radio há os imitadores, no teatro os mímicos,etc. A Caricatura pode ser uma forma de pensar que pode ser notada na fala popular. Ex: cabelo de bombril, nariz de tucano, porco, bambi, mão de vaca, aquele vestido..., etc.

O desenho caricatural pode ser classificados em:

a) Caricatura Pessoal ou Retrato caricatural

b) Cartum: Desenhos estilizados nas historias e animação.

c) Tira cômica ou HQs.

d) Charge – que trata de um fato ou acontecimento histórico.Seu Papel como linguagem na sociedade é paradoxal ou seja por um lado pode servir para defender opiniões conservadoras por outro para atacar com valores liberais, (ex. caricaturas de Maomé )

A TECNICA BASICA DA CARICATURA: Consiste em dois atos sincrônicos :

Exagerar – quantitativamente-qualitativamente;
Estilizar –resumir,sintetizar.

Assim explicita por um lado e oculta por outro

Ou também o seguinte lema;
"O que é grande aumenta e o que é pequeno diminua."

Embora atacada por alguns como linguagem de caráter maniqueísta, trata-sede uma linguagem critica, espada de dois gumes que exige cultura, habilidade e astúcia de quem pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário